A região nordeste é muito conhecida por suas paisagens maravilhosas e seu calor intenso, mas outro ponto crucial e muito marcante da região é a culinária. As comidas nordestinas são normalmente pratos africanos adaptados para a região. Frutas, tubérculos de época e muita pimenta caracterizam a gastronomia.
Fazem parte da região nordestina os estados: Sergipe (SE), Ceará (CE), Paraíba (PB), Alagoas (AL), Rio Grande do Norte (RN), Pernambuco (PE), Maranhão (MA), Bahia (BA) e Piauí (PI).
A comida típica desses estados estão presentes em todos os outros estados do Brasil, a história do Brasil mostra que sua pluralização fez com que os povos migrassem de um lado para o outro, fazendo com que as comidas típicas fossem levadas e aderidas nas mais diversas cidades.
A herança africana vem do uso de muito temperos, azeite de dendê, leite coco e o uso do feijão. Na época da escravidão, os portugueses usavam seus próprios ingredientes e o resto ficava para os escravos que faziam “mágica” e acabaram criando os pratos típicos dessa região.
Outro costume que vem de outras épocas é a carne-de-sol, que é a carne mantida no sal que pode ser facilmente armazenada em locais com temperaturas elevadas e sem ser refrigerada.
Em alguns estados por conta de suas lindas praias, os peixes, mariscos e frutos do mar são abundantes e estão sempre presentes na gastronomia. Já nos estados que sofrem com a seca é mais comum encontrar pratos derivados de bovinos, caprinos e suínos que sempre recebem o toque da mandioca (macaxeira).
As comidas mais tradicionais da região nordeste são: Tapioca, Acarajé, Vatapá, Moqueca de peixe, ostra, camarão, Buchada de Bode, Baião de Dois, Macaxeira, Mariscos e Moluscos, Lagosta, Fritada de siri, Paçoca Salgada, Caruru, Carne-de-sol, Queijo Coalho, Mungunzá, Angu e Cuscuz de Milho.
Alguns pratos dessa região foram adaptados para outros paladares como a tapioca e o cuscuz, que são facilmente encontrados em todas as regiões brasileiras. Já para os paladares que preferem a comida original, não é preciso se deslocar até o nordeste, pois várias cidades contam com os centros de tradições nordestinas e casas do norte.
Deixe um comentário