Fernando Henrique foi o primeiro presidente a governar o Brasil por dois mandatos consecutivos.
O governo de Fernando Henrique Cardoso foi marcado por uma importante medida econômica: o fortalecimento do plano real. O político tucano governou o Brasil por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002.
Ao ser eleito pela primeira vez, Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, derrotou, no primeiro turno, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, do PT. Nesse pleito, Cardoso obteve mais de 54% dos votos válidos.
Um fato importante é que FHC, como ficou conhecido, foi o primeiro presidente da República a governar por dois mandatos consecutivos. Antes de tornar-se presidente, no entanto, Fernando Henrique havia sido Ministro da Fazenda no Governo de Itamar Franco.
Fernando Henrique tomou posse para seu primeiro mandato em 1º de janeiro de 1995. Ele foi o sucessor de Itamar Franco na presidência do Brasil. FHC tinha o controle da inflação como prioridade em seu primeiro ano de governo. Para isso, ele determinou que os juros fossem elevados no país.
FHC também foi responsável por privatizar várias empresas estatais, como a Vale do Rio Doce e o Sistema Telebrás.
O governo de Fernando Henrique teve alguns escândalos por causa de supostos favorecimentos a empresas durante as privatizações, mas nada que pudesse prejudicar sua imagem.
Fernando Henrique conseguiu se reeleger, em 1998, e traçou um novo plano econômico de controle da inflação. O segundo mandato de FHC também foi marcado por crises em razão de um início de recessão econômica. Para melhorar a situação da economia do país, o presidente teve que incentivar a criação de vagas de emprego.
Em 1999, o Brasil enfrentou a desvalorização do real e teve que pedir socorro ao FMI – Fundo Monetário Internacional. O governo FHC acabou em 2002, quando foi eleito o petista, Luís Inácio Lula da Silva.
Deixe um comentário