O estrabismo é uma doença oftalmológica que apresenta olhos desalinhados.
Essa é uma doença que atinge os olhos de muitas pessoas e gera problemas psicológicos e sociais. O tratamento é fácil e existe cura.
“Vesgo” é nome coloquial ou ofensivo que damos para uma pessoa estrábica ou portadora de estrabismo. Essa é uma doença oftalmológica que apresenta olhos desalinhados, ou sem paralelos exatos.
As causas exatas do estrabismo não são conhecidas. A desconfiança é de que seja herança genética. Normalmente o estrabismo começa na infância, mas existem casos que surgem nos adultos.
O desvio ocular normalmente causa traumas psicológicos nos portadores de estrabismo, principalmente por causa de preconceitos sociais ou brincadeiras ofensivas. O portador de estrabismo enfrenta redução da auto-estima.
A patologia estrábica é assintomática. Em poucos casos pode existir dor de cabeça, incômodo nos olhos e cansaço durante a leitura. Os adultos apresentam visão dupla ou embaçada.
O estrabismo pode ser dividido em alguns tipos, como desvio convergente, quando os olhos são tortos para dentro; desvio divergente, com olhos tortos para fora; e desvio vertical, quando um olho fica mais pra cima que o outro.
Alguns tratamentos são aplicados para corrigir o estrabismo, como o uso de óculos e cirurgia de correção.
Por isso, se você conhece alguém com estrabismo, basta ajudá-lo a encontrar um médico oftalmologista de confiança para iniciar o tratamento.
Deixe um comentário