Tem coisa melhor que um friozinho acompanho de uma boa comida? Pois, o sul do Brasil é o local ideal para os amantes das baixas temperaturas. A região sul do Brasil possui um clima mais europeu, as temperaturas são baixas e a culinária maravilhosa, por conta disso as comidas acabam sendo mais consistentes e pesadas, e o vinho serve de acompanhamento para todas as refeições.
Alguns costumes são típicos do sul como o chimarrão, o pinhão (adicionado a diversos pratos) e o churrasco. Por possuir colônias alemãs e italianas a culinária estrangeira é bem predominante.
A região sul é formada pelos estados: Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).
Entre seus pratos típicos estão: Churrasco, Costela assada no Fogo de Chão, Arroz Carreteiro, Rabada, Polenta, Queijo Colonial, Mandolate, Tainha na Taquara, Chatasca, Mocotó, Kutiá, Barreado, Roupa Velha, Pinhão Cozido ou Assado, Fortaia (salame com ovo), Queijos, Salame, Chimarrão e Vinho.
Um costume comum trazido dos alemães e mantido fortemente até os dias de hoje é o café colonial, servido em uma mesa muito farta com bolos, tortas, salames, queijos, pães, salsichas, carnes suínas, geleias, biscoitos e uma infinidade de outros alimentos, tudo isso acompanhado de vinhos e bebidas quentes.
Como estamos falando do sul, não podemos esquecer o famoso churrasco que tradicionalmente começou sendo feito no chão e por lá esse costume ainda permanece assim.
Nesses churrascos a costela é a estrela principal, mas outra receita que ganha destaque é o “Xixo”, que junta pedaços de carne de boi, frango e porco intercalando com pimentão, cebola e tomate, temperados com sal grosso em um grande espeto.
Por conta da baixa temperatura e o alto consumo de vinho, é fácil encontrar vinícolas espalhadas pelos estados do sul, a vinicultura está entre uma das principais atividades econômicas dessa região.
Deixe um comentário