Golpe Militar de 1964

Golpe Militar de 1964

Muitas pessoas estão indignadas com o pedido de impeachment para a presidente Dilma, ela e seu governo chamam o ato de golpe. Mas você sabe qual a diferença entre Golpe e Impeachment?

Para ser considerado um golpe, a decisão é tomada pela classe política ou militar e não atende os interesses da sociedade, mas de um grupo. Já o impeachment é pedido quando é apresentada uma acusação contra o partido ou presidente, e ele favorece todas as classes, inclusive a sociedade.

Entenda o que foi o Golpe de 1964

Em 1964 ocorreu o Golpe Militar, onde líderes civis e militares se uniram e derrubaram o então presidente João Goulart. Nessa época o Brasil enfrentada quase a mesma situação que vivemos nos dias de hoje, o custo de vida era muito elevado, haviam promessas de mudanças radicais e muita instabilidade. Como o Brasil já estava enfrentando essa situação a anos, as pessoas achavam que João Goulart e seu partido estavam levando o país para o comunismo.

Durante o período de derrubada de João Goulart, ele até tentou declarar estado de sítio, para ampliar seus poderes e com isso os militares e líderes conservadores acreditaram ainda mais que a presidência daria um golpe para instalar uma ditadura de esquerda.

Militares no comando

Com discurso bonito e promessas de democracia Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964, logo após assumir ele mudou sua tática para o autoritarismo.

Após assumirem o governo os militares estabeleceram 11 artigos, dando imenso poder aos mesmos e modificando inteiramente a legislação. Com isso as eleições passaram a ser indiretas e a população não podia mais escolher o presidente do país, assim se estabeleceu a ditadura militar.

A liberdade de expressão foi bloqueada pelos militares, eles tomaram partido dos sindicatos, agremiações e toda, e qualquer, organização que representasse a sociedade, controlando assim a opinião pública. A censura reprimiu os artistas, músicos e meios de comunicação.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *