A Guerra dos Emboadas foi um conflito armado que aconteceu em Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709. O conflito envolveu bandeirantes paulistas e os emboabas, grupo formado por portugueses e imigrantes.
A guerra se deu por causa da exploração das minas de ouro de Minas Gerais. Os paulistas lutavam por exclusividade na busca do ouro, alegando que eles haviam descoberto as minas na região. Nesse conflito, os paulistas eram comandados pelo bandeirante Borba Gato.
Já os emboadas eram liderados pelo português Manuel Nunes Viana. Eles reivindicavam participação na exploração do ouro.
A Guerra dos Emboadas foi o conflito mais sangrento da época. Em novembro de 1708, os emboadas dominaram a região de Ouro Preto e os paulistas foram obrigados a se refugiarem na área do Rio das Mortes.
Durante os conflitos, os paulistas foram derrotados e mais de 300 acabaram morrendo. Depois da guerra, os bandeirantes paulistas foram expulsos da região das Minas Gerais.
A corte Portuguesa criou a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro e instituiu o imposto do quinto, que garantia 20% dos lucros da exploração do ouro para Portugal.
Com as determinações da coroa portuguesa, a guerra acabou e a paz chegou à região de Minas Gerais.
Deixe um comentário