Redemocratização brasileira

Redemocratização brasileira

A redemocratização brasileira começou com a campanha Diretas Já. Entenda!

Todo processo de redemocratização é marcado pela restauração da democracia e do estado de direito. No Brasil, o processo de redemocratização mais importante se deu após o período conhecido como Ditadura Militar.

Saiba mais sobre o inicio da democracia no brasil

Na história do Brasil, a redemocratização pós período ditatorial aconteceu em 1984 e se iniciou com a campanha pelas “Diretas Já”. Em 15 de janeiro de 1985, o governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, foi eleito Presidente da República, com José Sarney como vice-presidente.

Tancredo acabou morrendo no início do mandato, em 21 de abril de 1985, e Sarney assumiu a Presidência no dia 15 de março. A redemocratização colocou fim a 21 anos de ditadura militar, tempo em que o Brasil passou por momentos de repressão, totalitarismo, tortura e censura.

A redemocratização brasileira só se tornou definitiva após a promulgação da Constituição de 1988. O processo de abertura política do Brasil foi lento e gradual.

A redemocratização do Brasil só foi possível por causa das grandes manifestações sociais anti-militaristas que tomaram conta do país. A sociedade brasileira não aguentava mais viver sob um regime autoritário e que restringia as liberdades individuais de expressão.

Os movimentos contra a ditadura envolveram vários segmentos da sociedade, como operários, o clero católico e as instituições civis como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a ABI (Associação Brasileira de Imprensa). A classe média também teve papel importante nas manifestações antimilitares.

Ao perder sua base de sustentação, os militares acabaram retirados do poder. É possível dizer que a redemocratização brasileira foi um processo que começou a se desenhar durante o governo do general Ernesto Geisel, entre 1974 e 1979.

Deixe um comentário

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *