Apesar de sermos sede das Olimpíadas esse ano e a data estar chegando, não existem muitos motivos para os brasileiros comemorarem. Antigamente agradecíamos por nosso país não correr o risco de ataque terrorista e em meio à crise e diversos problemas na nossa política, fomos surpreendidos com uma ameaça terrorista.
Maxime Hauchard, um dos cabeças do Estado Islâmico publicou em seu Twitter a ameaça ao Brasil, e ela foi confirmada pela Agência Brasileira de Inteligência.
Apesar do Brasil não ser um alvo direto do Estado Islâmico, existe uma tensão enorme circulando entre nós. Como a aglomeração de pessoas e líderes de países, será maior nas Olimpíadas, caso haja realmente um ataque esse deve ser o evento escolhido.
Estado Islâmico (EI), é um grupo terrorista, que assusta o mundo com seu extremismo e violência. Criado em 2013, sendo uma vertente da organização terrorista al-Qaeda no Iraque, eles se concentram no Iraque e na Síria.
Por existe esse risco?
– O risco existe porque o Estado Islâmico tem ganhado diversos seguidores ao redor do mundo, e esses seguidores são treinados basicamente a distância, pela internet. Conforme confirmado pelo líder do EI, o Brasil também possui diversos integrantes.
– Como são pessoa muito isoladas (lobos solitários), elas passam desapercebidas pela multidão, e a chance para a polícia identificar um ataque antes de ocorrer é praticamente nula.
– Apesar do Brasil não ter nenhum conflito político e religioso com outros países, e da chance ser pequena, ainda existe o risco de atentado.
– Outro fator importante e preocupante é a falta de preparo da nossa polícia, ela que já não é muito treinada para grandes eventos, é extremamente principiante em ataques terroristas.
– A Olimpíada, além de aglomerar pessoas, também é um chamariz para estrangeiros, que poderão circular livremente pelo país. O Estado Islâmico conta com mais de 3 mil milicianos, a maioria estrangeiro.
Deixe um comentário