O Nazismo e o Fascismo foram regimes políticos com características semelhantes. Os dois tinham caráter autoritário, mas o Nazismo se desenvolveu na Alemanha e o Fascismo nasceu na Itália.
O Nazismo tem base na doutrina do nacional-socialismo, de Adolf Hitler (1889-1945). Essa política orientou o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) e defendia o nacionalismo, o racismo e a superioridade da raça ariana. Além disso, o nazismo negava as instituições democráticas e a revolução socialista. O regime era totalitarista.
A ideologia nazista está descrita no livro Minha Luta (Mein Kampf), de Adolf Hitler. O nazismo foi implantado na Alemanha a partir de 1933, quando Hitler chegou ao poder. O período foi marcado pelo Holocausto e pela perseguição de todos os que não eram considerados da raça ariana.
Os nazistas cometeram vários crimes que foram julgados entre 1945 e 1947.
Já o Fascismo na Itália, foi um regime político autoritário que surgiu no entre-guerras, de 1919 a 1939. O regime foi implantado por Benito Mussolini.
As principais características do fascismo eram o totalitarismo, o nacionalismo e o corporativismo. O governo fascista também buscava cercear a liberdade civil e política.
Apesar das injustiças causadas pelo fascismo, o período foi marcado por uma modernização da economia industrial italiana e pela queda nos níveis de desemprego.
Deixe um comentário